O CREPÚSCULO DO DEVER, de Gilles Lipovetsky

Uma das razões para se ler este livro é o prazer que se sente ao ler ideias transparentes produzidas por um espírito não impositivo, que decifra a permanente alteração dos códigos da nossa sociedade, no âmbito do jogo entre a gestão, a caridade e a família.
















Dom Quixote, 3ª edição Outubro 2004

Gilles Lipovetsky é filósofo e um dos ideólogos mais representativos da corrente «ética inteligente» que suporta uma cultura pós-modernista baseada estruturalmente no predomínio do individual sobre o universal e na diversificação extrema da conduta e dos gestos.

Gilles Lipovetsky (Millau, 24 de setembro de 1944) - wikipédia - é um filósofo francês, professor de filosofia da Universidade de Grenoble, teórico da Hipermodernidade, autor dos livros A Felicidade Paradoxal, Era do Vazio, O Luxo Eterno, O império do Efêmero entre outros.
Nas suas obras, analisa a sociedade pós-moderna, marcada, segundo ele, pelo desinvestimento público, pela perda de sentido das grandes instituições morais, sociais e políticas, e por uma cultura aberta que caracteriza a regulação "cool" das relações humanas, em que predominam tolerância, hedonismo, personalização dos processos de socialização e coexistência pacífico-lúdica dos antagonismos - violência e convívio, modernismo e "retrô", ambientalismo e consumo desbragrado, etc.


O autor irá retornar a esse assunto, tratando de maneira mais ampla essas visões da sociedade, ao referir-se à hipermodernidade, em "Os tempos hipermodernos".


Mais publicações:

A Felicidade Paradoxal - 2007 Edições 70
Hypermodern Times - a inquietude do futuro - 2005, Balckwell Publishers
O Crespúsculo do Dever - a ética indolor dos novos tempos democrárticos- 2004 Dom Quixote
Empire of Fashion - do Luxo sagrado ao luxo democrático
A Terceira Mulher - 2000 Instituto Piaget
O Império do Efémero - a moda e seu destino nas sociedades modernas - 1992 Dom Quixote
A Era do Vazio - ensaios sobre o individualismo contemporâneo - 1989 Relógio de Agua
O Luxo Eterno: da Idade do Sagrado ao Tempo das Marcas;
Metamorfoses da Cultura Liberal;
A Sociedade da Decepção;
A Sociedade Pós-Moralista;

GILLES LIPOVETSKY no YouTub

início do blog